Duração dos tratamentos capilares

  |   Blog

O programa de Terapia Capilar requer empenho do paciente na utilização diária dos cosméticos em casa e na realização de duas aplicações semanais na clínica.

 

O Programa de Terapia Capilar é dividido em 3 fases:

 

É fundamental, para o sucesso do tratamento, ir até o final e seguir todas as orientações do especialista. Infelizmente não existem milagres no combate à queda de cabelo. Apenas o trabalho perseverante garante os resultados que você está buscando

1 – Fase de tratamento intensivo:

Com duração de 6 meses em média, são 24 sessões, semanais, com duração de 50 minutos. Os protocolos são personalizados para cada cliente, mas consistem em técnicas de aplicação de lasers de baixa potência, leds de ultrapotência, fotobiomodulação e eletroterapia, aplicação de cosméticos (células tronco, fatores de crescimento, fitoterápicos) e ainda outras tecnologias objetivando relaxamento e melhor absorção das substâncias tópicas.

 

Por volta da 9ª sessão, ocorre o surgimento de foliculites (pequenas “acnes”), isto deve-se ao fato dos fios começarem a ser produzidos dentro do folículo que se encontram fechados provocando este processo inflamatório. ]

 

Na 12ª sessão em média (3 meses) , observa-se a diminuição da queda capilar. Na 16 ª sessão é notório o surgimento de novos fios que, na sua maioria, apresentam-se extremamente finos. Após as 24ª sessões, com raras exceções, o que se torna evidente é o surgimento dos fios delgados, foliculite e a diminuição da queda. Há casos em que os novos fios surgem mais espessos e são mais observados esteticamente.

 

A partir de 6 meses faz-se notar fios calibrosos na base pelo videodermatoscópio, resultado de um trabalho de um semestre, onde deverá ser avaliado pelo médico se necessita um seguimento para o aparecimento dos fios densos a olho nú ou se já poderão ter alta e realizar um tratamento de manutenção em casa. Normalmente um tratamento capilar completo tem duração de 1 a 2 anos.

 

2 – Fase de manutenção imediata: 6-9 meses

Após a 1ª fase (24 sessões), os novos fios vão crescendo e engrossando. O objetivo dessa fase é fortalecer os novos fios, estimular o engrossamento de outros e manter a queda dentro de padrões normais.

 

3 – Fase de manutenção tardia: 9-12 meses

Após o retorno da avaliação , é estabelecido o processo de recuperação capilar. Pessos com Alopecia Androgenética deverão utilizar os produtos em casa como parte do seu cotidiano, repetir exames laboratoriais específicos para cabelos e o médico tricologista avaliará a necessidade de tratamento homecare ou prosseguir com a terapia capilar.

 

Quando receberei alta?

Existirão casos em que o paciente receberá alta com tratamentos homecare via oral e tópicos e outros que ainda permanecerão por mais tempo em terapia capilar, porém todos com previsão de alta sem necessidade de realizarem terapia capilar pelo resto da vida. A terapia capilar é o termo genérico utilizado para restauração capilar. A manutenção é realizada em casa e faz-se mister avaliação médica semestral, com dosagens de vitaminas, hormônios, minerais e oligoelementos, pois tanto em carência quanto em excesso podem resultar em queda e afinamento capilar.

 

Intradermoterapia Capilar (injeção no couro cabeludo com microagulha)

A Intradermoterapia Capilar tem sido considerada, por muitos autores, como opção única de tratamento associando o uso de antiandrogênicos tópicos e minoxidil, com excelentes resultados.

 

Existem situações mais graves que podem exigir uma terapia combinada de ativos orais, tópicos e intradérmicos para maximizar seu resultado.

 

A vantagem do uso bem indicado da intradermoterapia capilar se deve à ação farmacológica dos medicamentos utilizados, associada ao efeito estimulante das picadas da agulha. A gota injetada exerce ação mecânica que estimula a vasodilatação reflexa. Pela via intradérmica os medicamentos não tem o risco de serem metabolizados antes de chegarem ao local de ação, como pelas vias oral ou parenteral. A distribuição do medicamento é mais efetiva e é local, desta forma o risco de efeitos colaterais é praticamente nulo.

 

Associamos o uso de fatores de crescimento a substâncias consagradas como a finasterida, minoxidil, Pantenol, biotina, silício orgânico, N acetil Cisteina, aminoácidos, vitaminas e sais minerais objetivando acelerar a fase anágena ( crescimento dos cabelos) e diminuir a fase telógena ( queda dos cabelos). A duração no tempo da fase anágena determina o comprimento final dos cabelos. A alopecia está associada a um encurtamento do período anágeno do ciclo piloso, com conseqüente aumento do período telógeno. A mistura utilizada varia conforme as necessidades individuais, sexo e problema a ser tratado.

 

Quanto ao grau de resultados, podemos obter melhora significativa nas alopecias mais recentes e de evolução mais lenta com excelentes resultados principalmente em mulheres.

 

Injeções com medicamentos no couro cabeludo não impedem o desenvolvimento da calvície, mas colaboram para o fortalecimento e a renovação dos fios.

 

Nosso protocolo implica em uma aplicação semanal por 30 dias ou a cada 15 dias por 3 meses, totalizando 10 aplicações. Dependendo do grau de agressão da calvície este prazo pode se estender por até 18 meses. Os resultados são notados após a quinta sessão.

 

O mesmo conceito é utilizado para os pacientes de transplante de cabelos durante o procedimento cirúrgico e após o mesmo.

 

A terapia capilar é individualizada. Cada caso será discutido entre o médico tricologista e a fisioterapeuta dermato-funcional e a terapeuta capilar, que planejarão uma sequência de tratamentos personalizados de acordo com o caso em específico, a fim de que se obtenha o resultado almejado.