As taxas hormonais desreguladas podem ter relação direta com esse problema, se você sofrer de hipertireoidismo ou de hipotireoidismo, por exemplo. Na menopausa, o problema pode ser pior, por isso, é importante sempre consultar um médico para saber se está tudo bem.
Se você faz algum tratamento hormonal, pode ser que os remédios também sejam os causadores da queda, assim como as pílulas anticoncepcionais, a terapia hormonal, a pílula do dia seguinte, os esteroides, os medicamentos para pressão, a diabetes, as doenças do coração e a acne.
O uso excessivo da chapinha, de escovas, dos pentes, das presilhas, dos rabos de cavalo, e das tranças apertadas, podem causar o surgimento da alopecia traumática, tornando os cabelo ralos. Nesse caso, o tratamento é fácil: basta mudar a forma de pentear os seus cabelos e usar menos os acessórios citados acima.
A poluição pode agredir as nossas madeixas, pois as toxinas encontradas no ar bloqueiam a proteína que produz os fios do cabelo. Outro fator que pode gerar problemas é o sol, prejudicando os folículos. As células da pele acabam envelhecendo, e os raios solares diretamente no couro cabeludo maximizam a perda dos fios.
Já a depressão e o stress são fatores determinantes na queda, pois impedem a oxigenação e a chegada de nutrientes e vitaminas até o folículo. No inverno, uma das maiores agressões são os banhos quentes. Procure sempre usar água morna e se conseguir, água fria na ultima lavagem. Após o procedimento, alterne o secador de quente para frio e não aproxime-o demais da cabeça.