O que é a foliculite?
A foliculite consiste da inflamação dos folículos pilosos, tratando-se, portanto da inflamação na raiz do pelo, a parte que fica dentro da pele.
A causa do processo inflamatório costuma ser uma infecção, geralmente, ocasionada por uma bactéria da pele chamada de Staphylococcus Aureus. Mas além desta, outras bactérias — principalmente as gram negativas e a Pseudomonas Aeruginosa — fungos e vírus podem provocar a foliculite.
Em alguns casos específicos, não há infecção e o próprio pelo induz o processo inflamatório.
Quais os tipos de foliculite?
A foliculite é dividida em dois grandes grupos: foliculite superficial e foliculite profunda. A foliculite superficial é a mais comum, atingindo a parte mais superficial do folículo piloso e causando pequenas lesões na pele. Já a foliculite profunda é mais grave, afetando camadas mais profundas e extensas da pele, geralmente levando a um quadro com furúnculos ou carbúnculos.
Quais os sintomas da foliculite?
A foliculite gera pequenas manchas e carocinhos avermelhados na pele, sobre os folículos pilosos, podendo haver ou não a presença de pus e crostas. Comumente é possível inclusive ver o pelo no centro do carocinho. A irritação da pele aumenta a sensibilidade, gerando dor, coceira e desconforto.
Quando a foliculite é profunda, ela pode apresentar nódulos e abscessos com drenagem de uma quantidade maior de pus.
O que causa a foliculite?
Qualquer infecção e inflamação do folículo piloso dá início à foliculite, mas alguns fatores aumentam a chance disso acontecer:
- Roupas apertadas e que retém calor;
- Exposição a ambientes ou água quentes;
- Suor excessivo;
- Atrito com lâminas;
- Lesões de pele provocadas pela depilação;
- Curativos;
- Outras lesões de pele como dermatite, acne, escoriações e feridas cirúrgicas;
- Baixa Imunidade provocada por diabetes, leucemia, medicamentos ou imunodeficiências;
- Uso prolongado de antibióticos, principalmente para tratamento de acne;
- Obesidade;
- Alterações hormonais.
Como é feito o tratamento?
Para os quadros mais simples, apenas o uso de sabonetes antissépticos e de cuidados extras com a higiene local e das mãos é suficiente para resolver a foliculite. Quadros com sinais claros de infecção, requerem o uso de antibióticos orais, sendo usado geralmente antibióticos que destroem as bactérias.
Se mesmo assim, as lesões não sumirem é necessário investigar qual microrganismo específico está causando a foliculite e aí sim tratá-lo. Durante o tratamento é importante não “cutucar”.